domingo, 17 de fevereiro de 2013

ROBERT SMITHSON - O QUE É UM MUSEU?



O que é um museu?


Um diálogo entre

Allan Kaprow e Robert Smithson

(Tradução: Jardel Dias Cavalcanti)
(ainda sem as devidas correções finais)


Allan Kaprow: Era uma vez uma arte que foi concebida para os museus, e o fato dos museus parecerem mausoléus pode realmente revelar-nos a atitude que tivemos em relação à arte no passado. Era uma forma de prestar homenagem aos mortos. Agora, eu não sei mais o quanto de trabalho útil do passado deve ser exibido ou respeitado. Mas se vamos falar sobre as obras que estão sendo produzidas nos últimos anos, e quais vão ser produzidas no futuro próximo, então o conceito do museu é completamente irrelevante. Gostaria de prosseguir com a questão do meio ambiente da obra de arte, que tipo de trabalho está sendo feito agora, onde pode ser melhor apresentado, além de um museu, ou seu equivalente em miniatura, a galeria.


Robert Smithson: Bem, parece-me que há uma atitude que tende para o McLuhanismo, e esta atitude tende a ver o museu como uma estrutura nula. Mas eu acho que a nulidade implícita no museu é, na verdade, um de seus principais valores, e que isso deve ser percebido e acentuado. O museu tende a excluir qualquer tipo de força vital. Mas parece que há no museu agora uma tendência para se tentar animar as coisas, e que toda idéia de museu parece estar tendendo mais para um certo tipo de entretenimento especializado. É tomar cada vez mais e mais os aspectos de uma discoteca e cada vez menos os aspectos da arte. Então, eu acho que a melhor coisa que você pode dizer sobre museus é que eles realmente estão se anulando em relação à ação, e eu acho que esta é uma de suas maiores virtudes. Parece que as suas posições é as daquele que está preocupado com o que está acontecendo. Eu estou interessado na maioria das vezes no que não está acontecendo, na área entre os eventos que friamente pode-se chamar de lacuna. Esta lacuna existe nas regiões em branco e nulas ou nas configurações que nós nunca olhamos. Um museu dedicado a diferentes tipos de vazio poderia ser desenvolvido. O vazio poderia ser definido pela instalação atual da arte. As instalações devem ser quartos vazios, não deveríamos preenchê-los.


Allan Kaprow: Museus tendem a fazer concessões cada vez maiores para a idéia de arte e vida como sendo relacionadas. O que há de errado nisso é que eles fornecem vida enlatada, uma ilustração estetizada da vida. "Vida" no museu é como fazer amor em um cemitério. Eu estou atraído pela idéia de limpar os museus e deixar os melhores projetos como o Guggenheim existir como escultura, como obra, como tal, quase fechado para as pessoas. Seria um compromisso positivo com a sua função como mausoléu. No entanto, tal ato iria colocar tantos artistas fora do negócio ... Eu me pergunto se não há uma alternativa à margem da vida e da arte, em que a zona marginal ou penumbral, que você falou de forma tão eloquente, se, nas bordas das cidades, ao longo de rodovias com seus vastos afloramentos de supermercados e shoppings centers, serrarias intermináveis​​, casas de pechincha, se esse não seria o mundo que ideal para você, pelo menos. Quero dizer, você pode imaginar-se trabalhando nesse tipo de ambiente?


Robert Smithson: Eu estou tão distante desse mundo que parece estranho para mim quando eu vou , de modo que não participo diretamente deste mundo, ele me fascina, porque eu tenho a certeza de uma certa distância dele, e eu faço tudo para criar o máximo de distância possível. Parece que eu gosto de pensar e olhar para os subúrbios e as periferias, mas, ao mesmo tempo, eu não estou interessado em viver lá. É mais um aspecto do tempo. É o futuro - a paisagem marciana. Por uma distância eu quero dizer uma consciência desprovida de auto-projeção. Eu acho que alguns dos sintomas, como o que está acontecendo na área de construção de museus, estão refletidos inclusive no museu subterrâneo de Philip Johnson, que em certo sentido enterra alguns tipos de arte abstrata em outro tipo de abstração, o que realmente torna-se uma negação da negação. Eu sou a favor de uma perpetuação deste tipo de distanciamento e mudança, e eu acho que o projeto de Johnson para a Ellis Island é interessante na medida em que ele vai para destruir este edifício do século XIX e transformá-lo em uma ruína, e ele diz que vai estabilizar as ruínas, e ele também está construindo este edifício circular que não é nada realmente, mas um  todo, mas ainda está um pouco relutante em dar a sua vida, forçando atitudes. Ele gostaria de equilibrar os dois. Mas, eu acho que o que é interessante é o equilíbrio do lago. Quando você tem um Happening você não pode ter uma ausência de acontecimento. Tem que haver esse dualismo, que eu temo virar um monte de idéias sobre  humanismo e unidade. Acho que os dois pontos de vista, unidade e dualismo, nunca vão se reconciliar e que ambos são válidos, mas, ao mesmo tempo, eu prefiro o último na multiplicidade.


Allan Kaprow: Há uma outra alternativa. Você mencionou a construção de seu próprio monumento, no Alasca, talvez, ou no Canadá. O mais remoto, o mais inacessível, seria talvez o mais satisfatório. Isso é verdade?


Robert Smithson: Bem, eu acho que, em última análise, seria decepcionante para todos, incluindo eu mesmo. No entanto, a verdadeira decepção oferece possibilidades.


Allan Kaprow: O que me perturba é a margem de extremismo de uma das nossas posições. Por exemplo, eu preciso muitas vezes criar compromissos sociais em meus Happenings, enquanto que, da mesma forma, você e os outros que se opõem aos museus, no entanto, continuam mostrando trabalhos neles.


Robert Smithson: Extremismo pode existir em um contexto vão também, e eu acho que é mais aceitável o vão do que é puro. Parece-me que qualquer tendência à pureza também supõe que haja algo a ser alcançado, e isso significa que a arte tem algum tipo de ponto. Acho que concordo com a idéia de Flaubert de que a arte é a busca do inútil, e as coisas mais vãs são  que eu gosto mais, porque eu não fico sobrecarregado por uma pureza.

Eu realmente valorizo o indiferente. Eu acho que é algo que tem possibilidades estéticas. Mas a maioria dos artistas são tudo, menos indiferentes, pois eles estão tentando chegar com tudo, ligar, se conectar.

         

Allan Kaprow: Você gosta de obras de cera?

          Robert Smithson: Não, eu não gosto de obras de cera. Elas são realmente muito animadas. Uma coisa de cera se relaciona com a volta à vida, de modo que realmente há muita vida lá, e também sugere a morte, você sabe. Acho que os novos túmulos terão que evitar qualquer referência à vida ou à morte.


Allan Kaprow: Como Forest Lawn?


Robert Smithson: Sim, é uma tradição americana.


Allan Kaprow: Realisticamente falando, você nunca vai conseguir alguém para financiar um mausoléu - um mausoléu ao vazio, ao nada - embora possa ser a declaração mais poética de sua posição. Você nunca vai conseguir alguém para pagar o Guggenheim para ficar vazio durante todo o ano, embora para mim esta seria uma idéia maravilhosa.


Robert Smithson: Eu acho que isso é verdade. Eu acho que, basicamente, é uma proposta vazia. Mas ... eventualmente, haverá um renascimento da arte funerária.

Na verdade, nossos museus estão cheios de fragmentos, pedaços e peças de arte européia. Eles foram arrancados de estruturas artísticas, recebendo uma classificação nova e categorizada. A categorização de arte na arquitetura, pintura e escultura parece ser uma das coisas mais lamentáveis ​​que aconteceram. Agora, todas essas categorias estão se estilhaçando em mais e mais categorias, e é como uma avalanche interminável de categorias. Você tem cerca de 40 tipos diferentes de formalismo e cerca de uma centena de diferentes tipos de expressionismo. Os museus estão sendo guiados para uma espécie de posição paralisada, e eu não acho que eles querem aceitar isso, então eles criaram um mito fora da ação, eles criaram um mito da emoção, e há mesmo um monte de conversa sobre espaços interessantes. Eles estão criando espaços interessantes e coisas assim. Eu vi neve num espaço emocionante. Eu não sei o que é um espaço. No entanto, eu gosto da inutilidade do museu.


Allan Kaprow: Mas, de um lado vejo você se afastando da inutilidade para a utilidade.


Robert Smithson: Utilitário e arte não se misturam.


Allan Kaprow: Rumo à educação, por exemplo. Por outro lado, paradoxalmente. Eu vejo isso se afastando da plenitude real para uma plenitude burlesca. Como o próprio sentido da vida é sempre estético (cosmético), o seu sentimento de plenitude é aristocrático: tenta montar todos os "bons" objetos e idéias sob o mesmo teto para que não se dissipem e degenerem na rua. Isso implica um enriquecimento da mente. Agora, a classe alta (e da classe alta vêm-nos) está implícita no próprio conceito de museu, se os administradores do museu desejarem, e isso está simplesmente relacionado com questões atuais. Eu escrevi uma vez que este é um país de mestiços mais ou menos sofisticados. Minha plenitude e sua nulidade não têm estatuto que lhes sejam inerentes.


Robert Smithson: Eu acho que você tocou em um ponto interessante. Parece que toda arte é de alguma forma um questionamento de seu valor, e parece que não há grande necessidade das pessoas valorizarem seus atributos, para encontrar um valor significativo nela. Mas eu realmente não me importo sobre a sua boa configuração ou em fazer as coisas de alguma forma ideal. Eu acho que é tudo o que existe - independente de qualquer tipo de bem ou mal. As categorias de "boa arte" e "arte ruim" pertencem a um sistema mercadológicos de valores.

Allan Kaprow: Como eu disse antes, você enfrenta uma pressão social que é difícil de conciliar com as suas ideias. Atualmente, galerias e museus são ainda a principal agência ou "mercado" para o artista. Como as universidades federais e a educação, a cultura financia programas de construção de museus ainda mais, traduzindo-se na imagem do desenvolvimento do mecenato contemporâneo. Portanto, o seu envolvimento com as "exposição pessoais", por mais bem-intencionados que sejam,   derrota qualquer posição que você tome em relação ao não-valor de sua atividade. Se você diz que não é nem bom nem mau, os concessionários e curadores que se apropriam delas, que apoiam você pessoalmente, vão dizer ou implicar com o que fazer com elas.

Robert Smithson: O mecenato contemporâneo está cada vez mais público e menos privado. Bom e mau são valores morais. O que precisamos são valores estéticos.


Allan Kaprow: Como pode a sua posição, então, qualquer coisa, mas irônico, forçando em cima de você, pelo menos, um ceticismo. Como você pode se tornar qualquer coisa, exceto uma espécie de filósofo astuto - um homem com um sorriso de diversão em seu rosto, que cada ato está em itálico.


Robert Smithson: Bem, eu acho que o humor é uma área interessante. As variedades de humor são muito estranho ao temperamento americano. Parece que o temperamento americano não associar arte com humor. Humor não é considerado grave. Muitas obras estruturais realmente são quase hilariante. Você sabe, os mais burro, os mais estúpidos estão realmente beirando a um tipo de humor de concreto, e, na verdade, eu acho a idéia do mausoléu muito bem-humorado.


Allan Kaprow: Nossa comparação do Guggenheim, como uma metáfora intestinal, o que você chamou de "sistema de resíduos" parece bastante ao ponto. Mas isso, claro, não é nada mais do que outra justificativa para o homem do museu, para o publicitário museu, para o crítico museu. Em vez de alta gravidade é humor elevado.


Robert Smithson: alta seriedade e humor alta são a mesma coisa.


Allan Kaprow: No entanto, no momento em que começar a operar dentro de um contexto cultural, seja no contexto de um grupo de artistas e críticos, ou se é o contexto físico do museu ou galeria, você automaticamente associam essa identidade com algo incerto determinado. Alguém atribui a ele um novo nome categórica, geralmente uma variante de algum antigo, e, assim, ele continua a sua linhagem ou sistema familiar que torna tudo credível. O destino padrão de novidade é para ser justificada pela história. Sua posição é, portanto, irônico.

Robert Smithson: Eu diria que é tem uma visão contraditória de coisas. É basicamente uma posição inútil. Mas eu acho que para tentar fazer algum tipo de ponto imediatamente pára qualquer tipo de possibilidade. Eu acho que os pontos mais, melhor, você sabe, apenas uma quantidade infinita de pontos de vista.


Allan Kaprow: Bem, este artigo em si é irônico em que as funções dentro de um contexto cultural, no contexto de uma publicação de artes plásticas, por exemplo, e faz com que seus pontos apenas dentro desse contexto. Minha opinião tem sido, ultimamente, que só há duas saídas: uma implicando um máximo de inércia, que eu chamo de "idéia", arte que normalmente só é discutido em quando e nunca executados, ea outra existente em um máximo de atividade contínua, atividade que é de valor estético incerto e que localiza-se distante de instituições culturais. No minuto em que operam entre estes dois extremos que se desligou (em um museu).

In: SMITHSON, Robert. Robert Smithson: The collection writings. New York: New York University Press, 1979. P. 43-52.


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